ROTINA DE ENGENHEIRO CREA, LAUDO,ART
Quando me formei, oque não faz muito tempo, me deparei com algumas termos que até no momento anterior não me preocupava tanto, por exemplo Crea, Confea Laudo, Art, e muitas as vezes ficava em dúvida ,sobre oque seria, espero que a relação de perguntas e respostas abaixo, te ajudem Funções do CREA: A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA. Trata-se do maior Conselho de Fiscalização do exercício
profissional da America Latina e possivelmente um dos maiores do mundo. As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.
O que é Laudo ?
Um laudo descreve a condição em que um determinado equipamento se encontra no momento da avaliação, relacionando os requisitos que são aplicáveis, tais como normas ou leis, indicando se ele cumpre ou não os requisitos. Um bom laudo, indica também quais seriam os pontos à serem corrigidos para que todos os requisitos sejam cumpridos. Ao emitir um laudo, o profissional assume perante as autoridades a responsabilidade pelas informações e pela conclusão, indicando se o equipamento cumpre os requisitos, e pode ser operado com segurança, ou deve sofrer alterações para se adequar aos requisitos.
Quem pode emitir laudos relativos a equipamentos mecânicos ?
Somente profissionais registrados no CREA ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ) do estado onde o serviço está sendo realizado, que se enquadrem nas atribuições definidas por lei. No caso de equipamentos mecânicos, o profissional deve ser um Engenheiro Mecânico.
Uma empresa pode projetar, construir ou instalar um equipamento mecânico sem a supervisão de um Engenheiro Mecânico registrado no CREA ?
Não. Isto configura exercício ilegal da profissão. Além disso, a construção ou instalação de equipamentos mecânicos sem o conhecimento adequado sempre causa prejuízos ao cliente, seja pelo uso exagerado de materiais, seja pelos problemas de funcionamento ou pela falta de segurança. Contabilizando os valores, sempre custa menos contratar um serviço de qualidade em engenharia, e fazer certo da primeira vez do que optar pelo risco da contratação de empresas e profissionais desqualificados.
O que é uma ART ? Quem pode emitir ?
Somente os profissionais registrados no CREA podem emitir uma ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica ). Para cada serviço prestado deve ser emitida uma ART. Através da emissão da ART, o profissional assume perante as autoridades a responsabilidade pelo serviço fornecido ao cliente. O texto da ART deve definir claramente o escopo do serviço prestado, indicando o equipamento ao qual se refere. A ART serve como um contrato entre o profissional e o cliente.
A ART não indica as conclusões de um laudo. Ela indica a responsabilidade pelo laudo e seu objeto. A conclusão da análise deve ser indicada no próprio laudo.
É possível contratar um profissional que não emita uma ART para executar qualquer serviço de engenharia ?
Não. Qualquer serviço de engenharia deve ser obrigatoriamente acompanhado de uma ART. Quem não pode emitir, não pode oferecer o serviço. Seria prática ilegal da profissão. Se tomar conhecimento de uma prática como esta, denuncie no CREA de sua região. A denúncia é anônima, e pode ser feita pela internet.
Quando se deve solicitar uma ART ?
Para todos os serviços contratados relacionados à engenharia, tais como projeto de um equipamento, a supervisão de sua construção e instalação, a emissão laudos e avaliações, é obrigatório que o profissional forneça ao cliente a ART se responsabilizando. Sem ela o cliente não possui nenhuma segurança e ficará responsável por qualquer evento acidental que ocorra em razão de práticas inadequadas de engenharia. Com a ART indicando claramente a responsabilidade do profissional naquele serviço de engenharia, a responsabilidade passa a ser do profissional. A ART deve ser solicitada sempre.
Quanto custa uma ART ? Quem deve pagar ? Quando ela deve ser emitida ?
Depende do valor do serviço contratado, mas é uma taxa de valor situado na faixa de R$ 150,00. O profissional deve efetuar o pagamento. A ART deve ser emitida antes do início dos trabalhos, e só é valida após o pagamento da taxa e a assinatura do profissional.
Tags: